top of page

OVOS DE CUCO

Atualizado: 7 de mar. de 2020


MULHER, SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ CHOCANDO OVOS DE CUCO?


É sabido que as fêmeas do cuco em vez de chocar os próprios ovos, os deixa nos ninhos de outras espécies à espera de que outra mãe faça o seu serviço.


O grau de sofisticação da mãe cuco é tamanho, que ela consegue produzir ovos com cores e padrões semelhantes aos dos pais adotivos, sendo assim, eles não dão conta que aquele ovo não lhes pertence, e se não bastasse a mãe cuco retira um dos ovos do ninho e coloca o seu no lugar.


A pergunta é se você não se deu conta da diferença entre os ovos, e está chocando ovos alheios?


Quando você recebe uma mensagem pelo WhatsApp, você toma aquela mensagem como verdade absoluta, e começa a defendê-la e a compartilhá-la como se fosse suas próprias ideias?


Se você faz isso, a resposta é sim, você está chocando ovos de cuco.


Quando você vê uma postagem no Facebook, você lê apenas o título e já toma como verdade e saí por aí a compartilhar com seus contatos, sem antes ler a matéria por inteiro, sem antes saber quem a escreveu, qual a fonte, qual a ideologia que está por trás daquela postagem?


Se você faz isso, a resposta é sim, você está chocando ovos de cuco.


Você é mulher, mas detona as outras mulheres com base em estereótipos criados por pessoas preconceituosas?


Você acredita que uma serpente fala?


Você acredita que todas as mulheres são perversas, só porque contaram esta historinha pra você na catequese?


Você deixou de usar batom vermelho porque alguém lhe falou que é coisa de puta?


Você nunca sentou sozinha em um restaurante e pediu uma cerveja gelada, mesmo que estivesse morrendo de vontade, porque alguém lhe falou que mulher séria não bebe sozinha em público?


Você abandonou os estudos porque o seu companheiro não queria ver você crescendo mais que ele?


Você sofreu abuso na infância e nunca teve coragem de contar para seus pais porque os abusadores eram seus tios, ou seu irmão, ou seu avô?


Você faz sexo sem preservativo só para agradar o seu namorado e toma a pilula do dia seguinte, detona o seu corpo para agradar o corpo do outro?


Você foi assediada no seu emprego, mas preferiu pedir demissão por que teve medo de denunciar o seu chefe?


Se você responder sim para essas questões ou para a maioria delas, então a resposta é sim, você está chocando ovos de cuco.


Eu poderia ficar aqui e me estender em questionamentos, mas acho que você já me entendeu. Então, aproveita o dia de hoje e pergunte o que sua alma quer, o que sua alma deseja.


Faça um autoexame sem medo de encontrar-se com sua sombra, é melhor pegá-la pelo pescoço e encará-la no olho do que ficar projetando na rede social ou no mundo aí fora.


Lembre-se que as pessoas, a mídia e as “fake news” têm um grau de sofisticação tamanho, que faz você pensar que as ideias que eles põem na tua cabeça são suas, as vezes eles até jogam no lixo aqueles pensamentos altruístas, de vanguarda que você tinha, assim cabe mais ovos de cuco para você pensar que é seu.


Que nesse dia, que foi instituído como o DIA DA MULHER, para nos lembrar de nossa fragilidade, espero que todas as mulheres possam tomar posse da sua força, e olhar para o seu ninho e identificar os ovos da mãe cuco e devolvê-los para ela: “Olha, você esqueceu seu ovo aqui, leva contigo, ele te pertence. Taoquei?".


Diante do impasse pergunte à sua alma o que ela quer, seguir a alma é como seguir uma bússola, ela nos leva para a nossa totalidade, e não nos permite pensamentos e ideias que não são legitimamente nossas (Maria Angelina Marzochi, 08/março/2019).

138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page